Avatar

Entendendo o Ranking do BlogBlogs

Por Manoel Lemos em 21 de February de 2007 | 19 Comentaram »

Me parece que o Ranking do BlogBlogs já está dando o que falar, não por estar mostrando grandes coisas, mas por não estar totalmente claro como ele funciona. Bom, neste post tentarei explicar como o ranking funciona (ou como ele deveria funcionar).

O Escopo do Ranking

A primeira coisa a se entender sobre o ranking é entender o escopo do mesmo. O ranking do BlogBlogs considera somente blogs/sites que estejam cadastrados no BlogBlogs. Ou seja, ele não é uma medida exata (o que nem acredito que seja possível de se conseguir) do que acontece na Internet, mas ele é uma boa medida para o que se passa na blogosfera brazuca. Resumindo, consideramos apenas links realizados e recebidos por blogs/sites que estejam em nosso banco de dados.

Os Critérios do Ranking

Agora que entendemos o escopo do ranking, precisamos entender o que ele mede e quais os critérios para estas medidas. O nosso ranking tenta medir a popularidade e a relevância de um blog através da quantidade de links que ele recebe. Ou seja, estamos assumindo que os blogs mais relevantes e mais populares recebem mais links do que os outros e tentamos medir isto.

Atualmente o BlogBlogs utiliza o critério da quantidade total de links recebidos (em um período de tempo) para definir o ranking, mas estou cada vez mais convencido de que este critério é fraco. Acredito que em breve passaremos a dar mais peso para a quantidade de diferentes sites/blogs que linkam um determinado blog.

O janela de observação do ranking é de 180 dias. Ou seja, apenas os links recebidos nos últimos 180 dias (6 meses) são considerados no cálculo do ranking. Isto é feito para que não se crie um efeito cumulativo que favoreça os blogs que estão no ranking desde o início e também para que o ranking sempre traga uma medida mais atualizada da popularidade dos blogs. O que é natural, um blog que foi muito linkado em 2004 e depois deixou de receber links, deve ser (atualmente) menos relevante que um blog que tem recebido muitos links recentemente.

Como podem ver, a máxima do ranking é o conceito fundamental por trás da blogosfera e da própria Internet, os hiperlinks. Outro dia li o seguinte trecho no livro A Cauda Longa (The Long Tail do Chris Anderson e imediatamente o Ranking do BlogBlogs me veio em mente:

“… Enquanto isso, a blogosfera é o mais poderoso vetor de todos os tempos para a expressão de novas vozes. A convenção de construir links para idéias e informações relevantes, qualquer que seja sua procedência profissional ou amadora, é vigorosa força de diversidade. O principal risco dos blogs é a dispersão resultante do excesso de pistas oferecidas, não a falta de variedade. Qualquer pessoa que costome ler on-line e não esteja aumentando sua perspectiva cultural, ou se perdeu em algum rincão atipicamente estéril do mundo dos blogs ou precisa com urgência de um curso de reciclagem sobre o significado dos hiperlinks. …

O Mecanismo da Coisa

Bom, agora que sabemos onde e o que o ranking mede, chegou a hora de entender um pouco mais de como ele funciona. Para entender o mecanismo de funcionamento do ranking é preciso estar familiarizado com o conceito de ping (ou ping-back). Basicamente o BlogBlogs é passivo no que se refere a indexar novos conteúdos nos blogs cadastrados. Ou seja, o BlogBlogs somente indexa um novo post de um blog se ele for notificado deste novo conteúdo através de um ping.

Uma vez recebido o ping, o BlogBlogs processará o novo conteúdo do blog que originou o ping. Isto é feito através do feed do blog em questão. O BlogBlogs lê o feed, procura pelo novo post e então indexa aquele post. Durante a indexação do post, o BlogBlogs vasculha o conteúdo do post por links para outros blogs. Cada vez que um link é encontrado o BlogBlogs avalia se aquele link é para algum blog cadastrado e se ele passa em todos os critérios para ser considerado como um novo link para o blog de destino. Se aquele link for considerado um link bom, o blog de destino ganha um novo link e isto poderá melhorar sua posição no ranking.

Naturalmente o sistema de processamento de links tenta identificar a maior quantidade possível de links bons, mas também ignora links que não devem ser considerados para o ranking. Links para o próprio site, vários links em um mesmo post para um mesmo blog e alguns outros são automaticamente descartados pelo sistema. Assim, fica um pouco mais difícil de se manipular o ranking.

Finalmente, a cada madrugada o BlogBlogs calcula a posição de cada blog no raking de acordo com a quantidade de links recebidos e atualiza esta informação no registro daquele blog. Assim, o que vemos como a posição de um blog no ranking hoje, é na realidade referente aos links que ele recebeu até a madrugada (quando o cálculo de posições foi realizado).

Ufa…

Este post ficou grande mesmo, mas espero que vocês tenham gostado e entendido um pouco mais de como funciona o nosso ranking. Com mais tempo pretendo mostrar um pouco dos bastidores do BlogBlogs (quem sabe um screencast das ferramentas de administração do site). Assim vocês poderão visualizar o que se passa em cada uma destas etapas e entender ainda mais como o BlogBlogs funciona.

19 Comentários em "Entendendo o Ranking do BlogBlogs"

Comentar |   Feeds  |  TrackBack
  1. Lefebvre

    20 de March de 2010 - 20:45

    Ontem mesmo estava a analisar o nº de cliques nos links que posto no site. O número total de links não é uma boa ferramenta. Duas coisas precisam ser feitas antes de mais nada: uma é implementar uma ferramenta anti-spam e alguma autoridade. Blogs mais bem colocados, quando linkam, deveriam ter mais peso no cálculo.

    E abri um ticket para um bug chato. Abraço.

    Responder

  2. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Ola Lefebvre, faz sentido isto. Porém tem uma implementação um pouco mais cara e ainda seria preciso definir como dar o peso e bolar um novo mecanismo de cálculo. Veja, seria uma função que se realimenta, mas isto já é outro problema. Quanto a considerar o número de diferentes blogs, acho que em breve implementarei isto. Quero ver como o ranking vai se comportar e ai penso no que fazer em defitivo. Vou analisar seu ticket…

    Responder

  3. Thiago Rodrigues

    20 de March de 2010 - 20:45

    Não concordo em criar um ranking onde os blogs melhores no rank tem mais peso, isto abre uma brecha para ser formar uma panela na blogosfera. Creio que n° de links + n° de blogs linkando seja o ideal.

    Responder

  4. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    “Bom, na realidade isto server para aumentar a distância dos ‘melhores’ e dos ‘piores’. É um critério bastante utilizado por ai. Não sei o Technorati, mas o Google Page Rank utiliza este tipo de ‘peso’. Mas ainda não sei o que vou fazer Thiago, por enquanto estamos elocubrando…

    Responder

  5. cenourinha

    20 de March de 2010 - 20:45

    “Mudem para o sistema de “”número de sites diferentes a linkar”" pois com este os meus blogs irão estár à frente devido a ter cada um os links dos outros todos na rss feed…”

    Responder

  6. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Cenourinha, hehe. Boa atitude cara, parabéns. Estamos mesmo fazendo isto, deve entrar no ar ainda hoje a modificação.

    Responder

  7. cenourinha

    20 de March de 2010 - 20:45

    É o meu dever como blogger que sou, o AppleTuga que tem cerca de um mês e que está desactualizado não podia estar à frente no rank dos outros blogs.

    Responder

  8. Charles

    20 de March de 2010 - 20:45

    “Oi Manoel, só uma dúvida: você tem certeza que o mecanismo de ping tá funcionando? No meu Wordpress tá lá o http://api.blogblogs.com.br/api/ping configurado e necas do “”Charles? Que Charles?”" ser atualizado aqui… Pode dar uma olhadinha, já que com isso tem blog perdendo pontuação no ranking? =)”

    Responder

  9. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Ok charles, vou verificar… mas abra um ticket (contato) sobre o assunto para podermos manter um contato melhor…

    Responder

  10. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Ok charles, vou verificar… mas abra um ticket (contato) sobre o assunto para podermos manter um contato melhor…

    Responder

  11. Clave

    20 de March de 2010 - 20:45

    Oi Manoel, não sei se estou fazendo corredo, creio que sim, mas os códigos do Ping Gadget e Fave Gadget não aparecem quando seleciono o tipo de imagem que quero colocar em meu blog. Estou gostando mto das novidades… ainda me introsando com tudo… to torcendo.

    Responder

  12. Cris Soares

    20 de March de 2010 - 20:45

    Oi Manoel, não sei se estou fazendo o correto, creio que sim, mas os códigos do Ping Gadget e Fave Gadget não aparecem depois que seleciono as imagens que desejo colocar em meu blog. Estou gostando as novidades e torcendo para que dê tudo certo.

    Responder

  13. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Olá, isto estava mesmo com um problema, acho que corrigi. Tente novamente e me avise, ok?

    Responder

  14. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Sim, tava com bug, tente agora.

    Responder

  15. Paulo Araujo

    20 de March de 2010 - 20:45

    Caros Amigos

    O blog planetacelular.blogspot.com está chegando a mais de 2.000 postagens, mais o meu outro blog o klikdigital.blogspot.com tem uma melhor pontuação no BLOGBLGOS, ainda não entendi o motivo, alguém pode me ajudar…

    muito obrigado paulo araujo

    Responder

  16. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Paulo, por favor envie este tipo de solicitação através do formulário de contato, assim posso te ajudar melhor.

    Responder

  17. Manoel Lemos

    20 de March de 2010 - 20:45

    Paulo, por favor envie este tipo de questionamento usando o formulário de contato.

    Responder

  18. nathália brasil

    23 de December de 2008 - 14:41

    não entendi completamente o_o’

    Responder

  19. Maira Engelmann

    27 de January de 2009 - 10:32

    Olá pessoal,

    sobre a forma como o ranking de um blog é determinado eu nao concordo. Tenho meu blog desde o final de 2006 e recebo em média 200 visitas por dia, totalizando hoje, após 2 anos, 60.000 visitas até hoje. Mas eu nao participo de uma “blogosfera”, ou seja, conheco poucos blogueiros, pois meu público sao pessoas interessadas em viajar e também interessadas na cultura alema, onde moro atualmente. Acredito que o ranking também deverá ser feito baseado no número de visitacoes e por tipo de blog (natureza). Além disso, na hora de classificar o meu blog no Blogblogs, senti falta de mais flexibilidade, pois coloquei o meu em “pessoal/opinioes”, mas o meu tem muito mais a ver com viver no exterior e turismo.

    Só apresentei aqui o meu ponto de vista, para tentar alertar para outras possibilidades mais justas de pontuacao.

    Abracos, Maira.

    Responder

Comente esse artigo

ATENÇÃO! Os comentários nesse artigo servem para complementar o texto, concordando ou discordando, não refletindo porém a opinião do autor do site mas a de quem o escreveu. O autor se reserva o direito de apagar qualquer comentário ofensivo pessoal, a terceiros ou empresas, baseado em seu próprio julgamento. Caso alguém se sinta ofendido por algum comentário aqui presente, favor entrar em contato e terei o prazer de removê-lo.

 Não será publicado